A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Brasil já está sendo afetado pela crise, diz FMI


A diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Cristine Lagarde, afirmou que os países emergentes estão sendo afetados pela crise financeira mundial. As declarações são de uma entrevista publicada neste domingo (25) pelo jornal francês Journal du Dimanche.

Como exemplos, ela citou os casos de Brasil, China e Rússia, onde as previsões de crescimento já estão sendo revisadas para baixo.

Segundo Lagarde, "esses países, que haviam sido os motores da economia mundial antes da crise, vão sofrer com a instabilidade".

O FMI divulgará suas previsões econômicas mundiais no fim de janeiro. A instituição havia previsto um crescimento de até 4% para a economia global. Lagarde advertiu, contudo, que este valor será revisto para baixo. Ela comparou a situação atual à do período entre guerras.

- O período que estamos vivendo lembra a década de 1930 em alguns aspectos. Naquela época, os Estados se fecharam em si mesmos e o multilateralismo caiu. Hoje vemos alguns países aumentarem suas tarifas, inventar obstáculos tarifários e, às vezes, impedir os fluxos de capital.

O aumento dos egoísmos nacionais é, segundo ela, o principal freio que atrapalha a busca de soluções para a crise.

- É difícil implementar as estratégias de coalizão internacional contra a crise. Os parlamentos reclamam de usar dinheiro público ou garantir o apoio do seu Estado para outros países. O protecionismo está sendo debatido, e o cada um por si está ganhando terreno.

Lagarde se mostrou também muito atenta ao contágio da crise nos países pobres, que são clientes tradicionais do FMI.

- Em países de baixa renda, as consequências podem ser graves, quando os expatriados reduzirem as transferências de dinheiro. Na Nigéria, os recursos enviados pelos migrantes recuaram 40% em dois meses. Essa instabilidade é uma ameaça para todos os países do mundo. O crescimento mundial sofrerá.

http://noticias.r7.com/economia/noticias/brasil-ja-esta-sendo-afetado-pela-crise-diz-fmi-20111225.html

Nenhum comentário: