A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Cientistas desenvolvem terapeutas virtuais

Eles devem ajudar a combater a depressão.

Pesquisadores da Northwestern University, em Chicago, estão desenvolvendo novas tecnologias que visam tratar de pacientes com depressão e outros distúrbios, incluindo um smartphone capaz de detectar o humor do usuário.

Os pesquisadores disseram que suas novas invenções permitirão que os pacientes não dependam de sessões tradicionais de terapia. Além disso, elas oferecerão suporte imediato e serão acessíveis a um número muito maior de pessoas.

“Estas novas abordagens poderão oferecer novas opções de tratamento para pessoas que não podem ter acesso aos serviços tradicionais ou que não se sentem confortáveis coma psicoterapia tradicional”, disse o psicólogo David Mohr. “Elas também podem ser oferecidas por um custo muito menor, o que as torna mais viáveis em áreas com recursos limitados”, concluiu ele.

Entre os projetos em desenvolvimento estão:

Smartphone que detecta o humor do usuário – usando uma tecnologia chamada Mobilyze!, um smartphone se provou capaz de ajudar a reduzir os sintomas da depressão durante um programa de testes piloto. A tecnologia detecta os sintomas usando os dados obtidos por um sensor no aparelho para determinar o local onde a pessoa está, o nível de atividade, o contexto social e o humor.

O aparelho aprende com os hábitos usuais da pessoa, como a frequência com que ela realiza as chamadas e recebe e-mails. Ele pode detectar se o usuário não está exercendo estas atividades e se ele está isolado em casa. Assim ele envia uma mensagem sugerindo para que a pessoa faça uma chamada ou vá ver seus amigos.

Frasco de comprimidos com monitoramento – um frasco de comprimidos que monitora a dose diária do medicamento antidepressivo também está em desenvolvimento. Ele faz parte de um sistema que inclui um aplicativo para dispositivos móveis que monitora os sintomas do paciente e os efeitos colaterais do medicamento.

Rede social para pacientes com câncer - uma rede social para pacientes com câncer e para aqueles que conseguiram se recuperar também está em desenvolvimento. Nesta rede, pacientes que se recuperaram do câncer poderão apoiar outros que ainda lutam contra a doença. Isto deve ajudar a reduzir o número de casos de depressão e stress.

baboo.com

Nenhum comentário: