A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Confirmadas seis mortes por meningite em Sergipe

Faleceu na tarde desta quarta-feira (15) no Hospital de Urgência de Sergipe - Huse - em Aracaju, uma mulher de 55 anos que estava internada se tratando de meningite. A vítima morava no povoado Rio das Pedras, localizado no município de Itabaiana, no Sertão do Estado.

No último domingo (12) a quinta vítima de meningite deste ano em Sergipe foi sepultada no município de Areia Branca, localizado a 36 Km de Aracaju. Somente neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde – SES – confirma seis óbitos em decorrência da doença. Em 2011 foram sete mortes e, no ano anterior, oito casos fatais da doença meningocócica (DM).

De acordo com Marco Aurélio, infectologista da SES, não há motivo para pânico, pois a situação está sob controle. "Na capital, os casos são esporádicos e não têm vínculo epidemiológico entre eles. No povoado Junco, por exemplo, não apareceram mais casos por conta do tratamento com as pessoas que tiveram contato direto com as pessoas infectadas no surto localizado".

Marco Aurélio disse que a mulher que morreu estava em fase de tratamento na UTI há alguns dias e seu estado de saúde se agravou na segunda-feira. "Duas crianças estão internadas se tratando da doença", explica.

Aurélio afirma que toda meningite é grave, mas a do tipo meningocócica e sorotipo C é a que tem evolução mais rápida e grave. As quatro vítimas fatais contrairam esse tipo. Segundo ele, somente as pessoas que convivem com os infectados é que estão no grupo de risco que receberão antibióticos.

O infectologista disse ainda que no calendário de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS – existe a que prevê a DM tipo C, mas essa só está disponível para crianças abaixo de dois anos e foi implementada há dois anos. As crianças e adultos vacinados antes desse período não estão protegidos do tipo mais grave.

Fonte: g1.Sergipe

Nenhum comentário: