A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Aprovado em Harvard dá dicas para quem quer estudar nos EUA

Saiba como alcançar boa pontuação no SAT, o vestibular das universidades americanas.

No início deste ano, o estudante paulista Gustavo Haddad Braga, 17, recebeu um comunicado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmando sua aprovação no processo seletivo de 2012.

Além de conseguir a colocação em uma das melhores universidades do mundo, o jovem ainda concorre a vagas no o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), na Universidade de Yale, na Universidade de Princeton, na Universidade de Stanford e no Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), cujos resultados serão divulgados em março.

Para concorrer a essas vagas, Gustavo precisou fazer uma boa pontuação no SAT (Scholastic Assessment Test), que é usado pela maioria das universidades como um dos critérios para o ingresso de estudantes.

O exame, que serviu de referência na criação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é aplicado sete vezes ao ano nos EUA e seis vezes no exterior, realizado por uma instituição chamada College Board.

A primeira etapa é conhecida como SAT Reasoning Test e consiste em uma prova com questões objetivas e discursivas de matemática e de interpretação de textos, além de uma redação, com o objetivo de avaliar o pensamento crítico do candidato.

A segunda etapa, que não é solicitada por todas as universidades, é chamada de SAT Subject Test. Nela, o candidato faz provas específicas de duas ou três matérias selecionadas de acordo com o curso.

O SAT é apenas uma parte do processo de seleção das universidades, que também recorrem ao histórico escolar do aluno, o envolvimento em atividades voluntárias e até cartas de referência de professores para selecionar os futuros alunos.

Para você se sair bem em todas essas etapas, o R7 conversou com o Gustavo e separou sete dicas que vão te ajudar a ser aprovado nas melhores universidades americanas. Confira.


1.É muito importante que o estudante se dedique a uma coisa que ele realmente gosta. Eles querem saber se você tem paixão pelo que você faz. Tudo é valorizado. No meu caso, foram as olimpíadas escolares. Se a pessoa for muito boa em um esporte ou souber tocar bem um instrumento musical, também conta muito.
R7
2.Eles gostam de pessoas versáteis, que tenham diversos interesses. É legal que você faça bem uma coisa, mas que tenha também outras habilidades. No meu caso, eu também pratico natação, jogo futebol e criei um grupo de estudos na minha escola.
R7
3.A coisa mais importante para se sair bem nas provas é manter o ritmo. Tem que criar uma rotina de estudos, escolher um local silencioso. O segredo é tornar o estudo um prazer. Com o tempo vai ficando natural e você passa a estudar porque gosta.
R7
4.Um bom método de estudo é ler o material que será apresentado antes da aula. Se você já trouxer as dúvidas prontas para a aula, fica muito mais fácil. Você aproveita melhor o tempo do professor e o seu mesmo. Isso foi uma coisa que eu sempre notei que ajudou.
R7
5.Estudar na véspera não funciona bem. Eu nunca gostei de estudar em véspera de prova. Na verdade, eu diminuo o ritmo conforme a prova se aproxima. Se a prova é amanhã, hoje eu não estudo nada, nem abro o caderno. Ajuda a relaxar e a chegar à prova descansado, com a cabeça pronta para pensar.
R7
6.É importante equilibrar vida pessoal e estudos. Eu não deixava de fazer nada por causa dos estudos. Saía com os amigos, praticava natação, futebol, ia ao cinema, balada. É importante até para você desenvolver melhor a criatividade.
R7
7.Durante o processo de admissão, ter o inglês na ponta da língua é muito importante. A melhor maneira de aprender este ou outro idioma, se você não pode estar diretamente imerso naquele meio, é aplicá-lo em algo que goste. Uma coisa que me ajudou muito foi a leitura. Se você gosta de acompanhar notícias, assista à BBC News ou leia o New York Times, por exemplo. Tentar fazer amigos no exterior em chats na internet ajuda bastante também.



r7.com

Nenhum comentário: