A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Atirador mata 12 e fere 50 em cinema nos EUA

Ao menos 12 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesta sexta-feira após um homem abrir fogo durante a exibição do novo filme do Batman --"O Cavaleiro das Trevas Ressurge"-- em um cinema de Aurora, subúrbio de Denver, no estado americano do Colorado. Entre as vítimas, está uma criança de apenas três meses, que ficou levemente ferida, informou a CNN.

Anteriormente, havia sido informado que o número de mortos era de 14 pessoas.

A tragédia ocorreu no complexo Century, que conta com 16 salas. Milhares de pessoas estavam no cinema na hora do incidente.

A Casa Branca se pronunciou dizendo que o ataque não tem ligação com grupos terroristas.

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

"Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e gritavam "abaixem-se", segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, 30, citado pelo Denver Post.

A presença de muitos fãs fantasiados pode ter facilitado a fuga do atirador para o estacionamento em meio à confusão, e algumas informações indicam que ele também utilizava uma máscara de gás.

Testemunhas viram crianças sendo retiradas inconscientes e ensanguentadas do cinema. Não se sabe o estado de saúde delas.

Dez vítimas morreram no local e outras duas no hospital, informou a polícia.

Segundo a imprensa local, o jovem portava uma escopeta, uma espingarda, uma pistola e um colete à prova de balas. Após abrir fogo durante a exibição do filme, o atirador jogou uma bomba de gás lacrimogêneo no público.

A polícia prendeu o suposto atirador, que tem 24 anos e que não ofereceu resistência, em um estacionamento atrás do cinema.

O suspeito contou aos agentes que tinha explosivos em seu apartamento. A polícia agora faz buscas em sua casa, em um prédio residencial que foi esvaziado pela polícia por questões de segurança.

Ao contrário de informações iniciais, não há evidências da participação de uma segunda pessoa na ação, informou o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates.

Aurora é um subúrbio da cidade de Denver. Fica perto do local do tiroteio de 1999 na escola de Columbine, onde 13 pessoas foram mortas a tiros e outras 24 ficaram feridas.

OUTROS CASOS

O tiroteio desta sexta-feira no Colorado é o pior dos últimos cinco anos nos EUA.

O número de vítimas só foi maior em 2007, quando o estudante sul-coreano Cho Seung Hui matou 32 estudantes e professores da Universidade de Virginia e depois se suicidou.

O último massacre desse tipo havia ocorrido em 2 de abril deste ano, a leste de Oakland (Califórnia), onde sete pessoas morreram e três ficaram feridas em um tiroteio em uma universidade privada.

uol.com.

Nenhum comentário: