A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Três pacientes morrem após fazer ressonância em hospital de Campinas (SP)

Três pessoas morreram na segunda-feira (28) após realizarem exames de ressonância magnética no hospital particular Vera Cruz, em Campinas (95 km de São Paulo).

A Vigilância Sanitária recomendou que todas as unidades de saúde suspendam exames do tipo, até que se apure as causas das mortes.

Em nota oficial, o hospital informou que as mortes ocorreram entre a tarde e noite de ontem, por causas desconhecidas até o momento.

O hospital aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e uma posição da Vigilância Sanitária de Campinas. "Lamentamos o ocorrido e estamos colaborando integralmente com os órgãos competentes", diz o texto.

As vítimas, segundo o setor de comunicação do Vera Cruz, eram dois homens e uma mulher com idades entre 25 e 39 anos e, após a ressonância, passaram mal, sentiram formigamento e em pouco tempo tiveram parada cardíaca.

A ressonância magnética de crânio foi feita pelas vítimas em dois equipamentos diferentes.

No mesmo dia, outros 83 exames foram feitos no setor, administrado por uma empresa contratada há 20 anos pelo Vera Cruz. Nenhum outro paciente apresentou reações após o procedimento. Mensalmente, são feitos 1.800 exames no hospital.

Pela manhã desta terça-feira (29), a Secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária emitiram recomendação para que todos os hospitais e clínicas da cidade suspendam temporariamente os exames de rotina de ressonância magnética e de tomografia, feitos com contraste. O pedido não inclui os casos emergenciais.

Nenhum comentário: