A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Chega a 88 número de pacientes em estado grave após incêndio em Santa Maria


Ao menos 88 pessoas ainda estão em estado grave em decorrência do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). A informação foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (29), pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. A tragédia, ocorrida no último domingo (27), deixou 234 mortos.

Até o final da manhã de terça-feira (29), 59 pacientes já haviam sido transferidos de Santa Maria a região metropolitana de Porto Alegre, em virtude da gravidade dos casos.

No município onde ocorreu o incêndio, 28 pacientes estão hospitalizados em estado grave e outros 34 permanecem em observação ou enfermarias. Há ainda outro paciente internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital de Ijuí.

Entre os internados em estado grave, segundo a secretaria, 83 permanecem entubados, respirando por ventilação mecânica.
  
Número de vítimas fatais

Após mortes e interdição, exames de ressonância magnética são liberados em Campinas

Com exceção do Hospital Vera Cruz, onde três pessoas morreram após realizarem ressonância magnética, os outros hospitais e clínicas de Campinas (93 km de São Paulo) já estão liberados para realizarem ressonância e tomografia a partir desta quarta-feira (30), desde que não utilizem nenhum dos sete produtos que foram interditados de forma cautelar na noite de terça-feira (29) pela Secretaria Estadual da Saúde. Também nessa terça, a Secretaria de Saúde do município havia determinado a suspensão dos dois tipos de exame em toda a cidade, com exceção dos casos emergenciais.

Nesta quarta, uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, iniciou o acompanhamento da investigação da causa da morte dos três pacientes. Cinco técnicos especializados em epidemiologia se reúnem com a Vigilância em Saúde da cidade para trocar informações do que já foi coletado e analisado. Eles também farão uma vistoria nas instalações e estoque do hospital.

"Irmã Zuleide" Criador de perfil falso que satirizava evangélicos é detido pela polícia

Na madrugada do último domingo (27), a polícia de Santos, no litoral de São Paulo, deteve o criador da personagem “’Irmã Zuleide”, famoso nas redes sociais por satirizar os evangélicos. O DJ Álvaro Oliveira Rodrigues, de 30 anos, responsável pelos perfis da personagem, foi levado pela polícia enquanto tocava em uma casa noturna, e responderá na justiça pelos crimes de constrangimento, injúria e difamação.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Com mais de 400 mil seguidores no Twitter e cerca de 2,1 milhões no Facebook, o perfil da Irmã Zuleide é uma febre na internet há quase dois anos. O dono dos perfis era investigado pela polícia porque a foto usada nos perfis é, na verdade, de uma professora de Campinas, que afirma ser constantemente constrangida por causa das publicações feitas pela “Irmã Zuleide”.

A professora, que preferiu não se identificar, conta que o constrangimento causado pelo perfil fez com que ela virasse motivo de chacota na cidade onde mora. Segundo a professora, depois que tomou conhecimento do perfil ela acionou a polícia, com o objetivo de impedir que sua imagem fosse usada de maneira indevida na internet.

Há indícios de que sócio da boate Kiss tentaria se enforcar no hospital, diz delegada

A Polícia Civil de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, informou na noite desta terça-feira (29) que Elissandro Spohr, um dos sócios da boate Kiss que está internado em um hospital da cidade sob custódia policial, teria planejado se matar com a mangueira do chuveiro.

"A mangueira do chuveiro foi estrategicamente colocada em uma posição que sugeria a possibilidade de um enforcamento", disse a delegada Lylian Carús. Segundo ela, Spohr não tentou suicídio porque os policiais de plantão estavam em alerta.

A delegada disse que o sócio da boate está abatido e tem se cobrado muito pela tragédia que matou 235 pessoas. "Ele perdeu muitos amigos no acidente", conta. O médico, de acordo com Lylian, afirmou que esse abalo emocional tem interferido na recuperação do paciente.

Petrobras anuncia reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel

Prestes a divulgar uma queda de lucro e de produção em 2012 e após meses de pressão de sua diretoria e de investidores, a Petrobras anunciou ontem um reajuste na gasolina e no diesel, que deve injetar R$ 600 milhões mensais no caixa da companhia e aliviar as perdas com a diferença dos preços nos mercados externo e interno.

Em negociação com o governo desde o ano passado, o reajuste de 6,6% da gasolina nas refinarias da Petrobras será o primeiro com impacto ao consumidor desde 2005
--desde então o governo abria mão da arrecadação da Cide (imposto federal dos combustíveis) para anular a alta nos postos.

Esse tributo foi zerado no ano passado, logo não pode mais compensar reajustes.
O diesel sofreu aumento menor: de 5,4%, também nas unidades da estatal. Os novos preços já vigoram desde a 0h de hoje.

.Obama apresentou nesta terça visão sobre reforma migratória

Pouco antes do meio-dia, Obama fez o seu juramento sobre sobre duas bíblias que pertenceram a Martin Luther King Jr. (símbolo da luta pelos direitos civis americanos) e ao presidente Abraham Lincoln (que encerrou a Guerra Civil do século 19).

Depois, em um discurso de mais ou menos 18 minutos, Obama tentou renovar o clima de esperança que conseguiu insuflar nos americanos e estrangeiros quatro anos atrás.

'Jornada incompleta'

"Nossa jornada ainda não está completa", disse o presidente, de certa forma aludindo à grande expectativa que seu primeiro mandato despertou – e que não foi de todo saciada.

Vigilância Sanitária suspende soro após morte de pacientes em Campinas

A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo determinou nesta terça-feira (29) a suspensão dos lotes de substâncias e soros usados no exame de três pacientes do hospital Vera Cruz, em Campinas (a 93 km de SP). Eles fizeram ressonância magnética no crânio ontem, passaram mal e morreram no hospital, por causas ainda desconhecidas.

Durante o dia, equipes da Vigilância Sanitária municipal e estadual estiveram no hospital para analisar os equipamentos e retirar os lotes de três tipos de soro (fisiológico, Samtec e Equipex) e de duas substâncias à base de gadolínio para o contraste (Magnevistan e Dotarem), tanto lotes fechados como abertos. O material será analisado no Instituto Adolfo Lutz.

Três pacientes morrem após fazer ressonância em hospital de Campinas (SP)

Três pessoas morreram na segunda-feira (28) após realizarem exames de ressonância magnética no hospital particular Vera Cruz, em Campinas (95 km de São Paulo).

A Vigilância Sanitária recomendou que todas as unidades de saúde suspendam exames do tipo, até que se apure as causas das mortes.

Em nota oficial, o hospital informou que as mortes ocorreram entre a tarde e noite de ontem, por causas desconhecidas até o momento.

O hospital aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e uma posição da Vigilância Sanitária de Campinas. "Lamentamos o ocorrido e estamos colaborando integralmente com os órgãos competentes", diz o texto.

As vítimas, segundo o setor de comunicação do Vera Cruz, eram dois homens e uma mulher com idades entre 25 e 39 anos e, após a ressonância, passaram mal, sentiram formigamento e em pouco tempo tiveram parada cardíaca.

A ressonância magnética de crânio foi feita pelas vítimas em dois equipamentos diferentes.

Contran endurece lei seca e decide não tolerar álcool em exame

O motorista que tiver qualquer vestígio de álcool em exame de sangue poderá ser multado em R$ 1.915,40 e ter a carteira de habilitação suspensa por até um ano. Hoje, a margem de tolerância para aplicação das penalidades é de 0,2 grama de álcool por litro de sangue.

A nova regra foi definida em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta terça-feira (29) no "Diário Oficial da União".

O órgão reduziu ainda a margem de tolerância no teste do bafômetro. Se antes o limite era de 0,1 miligrama de álcool por litro de ar, agora o valor caiu para 0,05 miligrama de álcool por litro de ar.

Foram mantidos, no entanto, os limites de álcool em exame de sangue e no bafômetro que configuram crime: a proporção continua de 6dg/L (decigramas de álcool por litro de sangue) e 0,34 miligrama de álcool por litro de ar, em exame de bafômetro.

SINAIS

PSDB entra com representação contra Dilma por "campanha antecipada"

O deputado federal e futuro líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), entregou à Procuradoria Geral da República na tarde desta terça-feira (29) uma representação contra o pronunciamento feito na semana passada pela presidente Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e televisão.

"Houve evidente mudança de padrão. Uma clara antecipação da campanha de forma indevida, uma antecipação do pleito eleitoral utilizando do aparato [do Estado] para fazer campanha."

O parlamentar afirmou que durante o pronunciamento, veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, a presidente utilizou recursos que se assemelhavam aos usados por ela durante a campanha presidencial em 2010, como a cor da roupa, vermelha, e os caracteres de seu sobrenome em itálico.

Feridos em incêndio em boate de Santa Maria correm risco de morrer

O Ministério da Saúde confirmou, no início da noite desta segunda-feira (28), que entre os feridos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), há ao menos 75 pacientes em estado grave com risco de morte. Os números da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, no entanto, são diferentes, e apontam que dos 129 pacientes que seguem internados, 76 estão em situação crítica e 53 em observação. A tragédia, que aconteceu na madrugada deste domingo (27), deixou 231 mortos.

A maior parte dos pacientes em estado grave (44), segundo o Ministério da Saúde, está internada em hospitais de Porto Alegre. Outros 31 feridos encontram-se em UTIs (unidades de tratamento intensivo) de hospitais de Santa Maria.

Seis toneladas de doações são enviadas a Santa Maria; veja como ajudar

Seis toneladas de doações de remédios e materiais hospitalares, como luvas, ataduras e aparelhos respiratórios foram enviados por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28). A carga servirá para ajudar no atendimento das vítimas do incêndio que deixou 231 mortos na madrugada de ontem na boate Kiss, em Santa Maria (a 323 km de Porto Alegre).

As doações foram feitas pelo Grupo Hospitalar Conceição, pelo setor de suprimentos da Secretaria Estadual da Saúde e laboratórios e farmácias particulares.

Polícia faz varredura em redes sociais

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está buscando o depoimento de testemunhas nas redes sociais para esclarecer a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. A equipe de inteligência faz uma varredura na internet para filtrar o enorme conteúdo que vem sendo publicado em redes sociais como Twitter e Facebook.

A polícia procura a versão de sobreviventes para solucionar contradições a respeito do incêndio. "A partir de hoje vamos concentrar esforços ao máximo em ouvir as pessoas que se encontravam no momento do fogo.

Revolta e comoção marcam enterros de vítimas da tragédia em Santa Maria (RS)

Mais de cem enterros de vítimas do incêndio na boate Kiss estão previstos esta segunda (28) no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Por todos os lados, o adeus é marcado por revolta e comoção dos parentes e amigos. As histórias são quase sempre de jovens na faixa de 20 anos e estudantes da universidade federal e tinham ido se divertir na casa noturna mais badalada da cidade.

"A gente estava junto em um churrasco e ele decidiu dar uma esticadinha na boate. Saiu do churrasco 1h30 e foi para lá. Não devia ter ido, devia ter ficado junto com a gente", lamentava Everton Revelante, amigo de Silvio Beure, o Silvinho.

O rapaz, que gostava de piquete e tinha levado amigas para conhecerem o local, morreu cerca de meia hora depois, no banheiro da boate, asfixiado com a fumaça tóxica do incêndio.

Familiares e amigos de mortos na tragédia de Santa Maria passaram a madrugada velando os corpos

Abalados pelo incêndio que matou pelo menos 231 pessoas e deixou várias outras feridas na boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, familiares e amigos de mortos na tragédia passaram a madrugada de domingo para esta segunda-feira (28/01) velando os corpos. 

O número de mortos foi revisado durante a madrugada pelas autoridades de 233 para 231, embora tudo indique que este número não será o definitivo. 

Diversos caixões permaneceram até a manhã de hoje no Centro Desportivo Municipal, para onde os corpos foram levados para serem identificados. Durante o dia, familiares e amigos, além de 500 voluntários, entre eles médicos, psicólogos, além de policiais, militares, religiosos e jornalistas, foram ao ginásio. 

INCÊNDIO NA BOATE KISS EM SANTA MARIA (RS) DEIXOU 231 MORTOS

O incêndio em uma boate deixou 231 mortos e mais de 100 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros. Apenas o corpo de uma mulher não foi identificado. Esse número, no entanto, pode aumentar, segundo o delegado Antônio Firmino de Freitas, da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento de Santa Maria. De acordo com ele, mais três pessoas morreram em hospitais da região, e os corpos estão sendo encaminhados para o Centro Desportivo Municipal, onde serão velados junto com os demais. Sobre essa nova correção, o governo do Estado ainda não se pronunciou.

O fogo começou por volta das 2h deste domingo (27). Inicialmente, os bombeiros divulgaram que o número de mortos era 245 mas, após uma recontagem, a quantidade foi revista. Trata-se do segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou a lista com os mortos na tragédia, veja aqui.