A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Alcoolismo atinge cerca de 5,8 milhões de pessoas no Brasil

Professora da Unifesp fala sobre os sintomas que mostram a dependência do álcool.

Histórico de consumo abusivo de álcool, síndrome de abstinência e manutenção do uso, mesmo com problemas físicos e sociais relacionados, é o tripé que caracteriza a dependência em álcool, segundo a psiquiatra Ana Cecília Marques, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O tratamento da doença, que atinge cerca de 5,8 milhões de pessoas no país, segundo o Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, de 2005, não é fácil: dura pelo menos um ano e meio em sua fase mais intensiva e tem índice de recaída de cerca de 50% nos primeiros 12 meses.

Sete vacinas que os adultos precisam tomar

As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos e, para o caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon. Confira sete tipos que merecem estar na sua carteira de vacinação

Trote racista na UFMG causa polêmica na internet

Foto de estudante acorrentada e com a pele pintada foi publicada no Facebook.

 Duas imagens de um trote de estudantes de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) causam polêmica na internet. Compartilhada no Facebook, uma das fotos mostra um “veterano” segurando uma estudante acorrentada, com a pele pintada e com um cartaz escrito “caloura Chica da Silva”. Em outra foto, estudantes amarram um calouro e fazem saudações nazistas.

Por meio de nota, o reitor Clélio Campolina e a vice-reitora Rocksane de Carvalho repudiaram "quaisquer atos de violência, opressão, constrangimento" em particular durante trotes. Segundo a UFMG, os procedimentos cabíveis "para apuração dos fatos e punição dos envolvidos" já foram iniciados.
 

Sol lança massa que pode atingir Terra

Imagens mostram erupções solares com ejeção de massa coronal em direção à Terra. Um disco é colocado sobre o Sol para melhor ver a corona, a atmosfera em torno do astro. O fenômeno pode enviar bilhões de toneladas de partículas solares ao espaço e pode atingir nosso planeta após 1 a 3 dias e afetar o sistema de satélites. As partículas foram emitidas

Banco terá de oferecer pacote padronizado de tarifas; veja novas regras

O Banco Central divulgou  os detalhes das novas regras para cobrança de tarifas por serviços bancários e operações de crédito e de câmbio.

O objetivo é facilitar a comparação entre as tarifas cobradas por cada instituição financeira. As regras começam a valer a partir de 1º de julho deste ano.

CONTA
Pela medida, os bancos serão obrigados a criar três novos pacotes padronizados de tarifas para contas de depósito.

Os pacotes terão que oferecer um número igual de serviços bancários --fornecimento de cheques, número de saques, extratos e tranferências por DOC e TED, entre outros. Assim, o cliente poderá comparar o preço cobrado por cada instituição financeira, o que aumentará a concorrência, segundo o BC.

Estudante da USP diz ter sido estuprado por 8 colegas

Polícia Civil do Estado de São Paulo investiga uma denúncia feita por um estudante de 22 anos que disse ter sido violentado sexualmente por oito universitários dentro do alojamento do câmpus I da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, interior de São Paulo. O universitário do 1.º ano de licenciatura em ciências exatas A.L. procurou a polícia na noite de quarta-feira (13).

De acordo com o que A.L. afirmou no boletim de ocorrência no dia 4, após sair de uma assembleia acadêmica, voltava para o quarto, quando, ao passar pela entrada de um dos prédios do alojamento estudantil, foi atacado por um grupo de oito alunos que estavam numa festa. Ele declarou que foi puxado pelos braços para dentro de uma cozinha do alojamento, obrigado a ficar sem roupas e a fazer sexo oral com alguns dos integrantes do grupo.

Líderes em mortes violentas, Norte e Nordeste têm estrutura de segurança precária

Segundo a pesquisa "Perfil das Instituições de Segurança Pública 2013", da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), falta de algemas, armas, coletes e até de laboratórios e prédios para perícias médico-legais fazem parte da realidade de algumas unidades da federação das duas regiões.

A pesquisa é realizada anualmente desde 2004, com a coleta de informações repassadas pelas próprias unidades da federação. O objetivo é "subsidiar a elaboração e a execução de políticas públicas para a área."


Após contaminação, Anvisa suspende produtos com soja da marca Ades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes de vários produtos da marca Ades fabricados na linha de produção identificada pelo código TBA3G por "suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares" do órgão.

A medida, válida para todo o território nacional, engloba todos os sabores do produto. De acordo com a Anvisa, o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los.

Um quinto dos acidentes de trânsito e Quase metade das agressões no país envolvem álcool


Mais de 21% dos atendimentos de emergência de vítimas de acidentes de trânsito no SUS (Sistema Único de Saúde) envolvem consumo de álcool. Nos casos de agressões, o uso de bebida alcoólica é detectado em 49% dos pacientes atendidos.

O estudo, chamado de Viva (Vigilância de violências e acidentes), foi realizado em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS. Foram ouvidas 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal.

Perfil dos pacientes