De acordo com a e-bit, na primeira metade deste ano, as vendas devem somar R$ 10,4 bilhões.
Em 2011, conforme a consultoria, o setor teve faturamento de R$ 18,7 bilhões, 26% mais que no ano anterior.
"Em 2012, o 'e-commerce' deve continuar crescendo, no mesmo ritmo apresentado em 2011", afirmou a e-bit em nota, citando como incentivos a redução da taxa básica de juro e de impostos.
Em 2011, os produtos mais vendidos via Internet pertenciam às categorias de eletrodomésticos, informática, eletrônicos, cosméticos e perfumaria/cuidados pessoais e moda e acessórios, respectivamente.
A consultoria divulgou ainda dados referentes aos sites de compras coletivas, responsáveis por faturamento de R$ 1,6 bilhão no último ano, com 9,98 milhões de consumidores.
Ainda segundo a e-bit, o público de compras coletivas é majoritariamente feminino, equivalente a 64% do total.
Sites na mira do Procon
Apesar do crescimento do setor, algumas empresas ainda enfrentam as consequências da combinação entre elevado volume de vendas e problemas logísticos para cumprir as entregas no prazo.
A B2W (BTOW3), líder do setor e que vem adotando medidas conservadoras para colocar as operações nos trilhos novamente, foi alvo nesta quarta-feira de uma determinação da Fundação Procon-SP suspendendo as atividades de comércio eletrônico dos sites da empresa -Americanas.com, Submarino e Shoptime.
A suspensão foi determinada por 72 horas em todo o Estado de São Paulo, após problemas no atendimento aos consumidores registrados em 2011.
(Por Vivian Pereira)
economia.uol
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