A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Confusão, vandalismo, incêndio e detenções marcam a apuração das escolas de samba de São Paulo


Veja o vídeo.

Um tumulto durante a reta final da leitura das notas das escolas de samba do Carnaval de São Paulo nesta terça-feira (21) interrompeu a apuração do resultado da campeã de 2012. Um homem invadiu a área restrita dos jurados e rasgou os envelopes que continham as notas. Depois de terem sido dispersados pela polícia, manifestantes tomaram as pistas da Marginal Tietê, em sua maioria da Gaviões da Fiel, e depredaram a área externa do Anhembi, mesmo sob vigilância da Tropa de Choque da PM.

No momento da confusão, a Mocidade Alegre estava a apenas uma nota 9.9 do título, enquanto as escolas Camisa Verde e Pérola Negra seriam rebaixadas. Mais tarde, a pontuação foi confirmada em uma polêmica votação entre as escolas da liga, o que deu o título para a Mocidade e rebaixou a Camisa Verde e Branco e a Pérola Negra, cujo presidente afirmou que vai recorrer da decisão. No Grupo de Acesso, a vencedora foi a escola Nenê de Vila Matilde, que retorna à elite do samba paulistano junto com a Acadêmicos do Tatuapé.

Incêndio, vandalismo e detenções

Em meio ao tumulto, houve um incêndio nos carros alegóricos da Pérola Negra que estavam no pátio do Sambódromo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta das 18h, causado por um coquetel Molotov lançado do lado de fora do Anhembi, supostamente por integrantes da Gaviões da Fiel, e foi controlado em cerca de 10 minutos. Quatro viaturas foram enviadas ao local, mas não houve feridos.

Irritado, Edilson Casal, presidente da escola Pérola Negra, afirmou que faria o mesmo com os carros de outras escolas. "Queimaram o meu, agora vou queimar o dos outros". Mais tarde, após a confirmação do título e rebaixamento, ele afirmou que foi procurado pela diretoria da Gaviões da Fiel, que se comprometeu a indenizar a Pérola Negra pelo prejuízo com o carro alegórico.


r7.com/jornal-da-record/videos
uol.com

Nenhum comentário: