A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Idoso morre na zona oeste do Rio após esperar 40 minutos por ambulância com maca

Gisele mostra a primeira ambulância a chegar na casa de Nelson; o veículo não dispunha de uma maca.

Ele sofreu um enfarte enquanto aguardava socorro em casa.

Um homem de 66 anos morreu na tarde desta terça-feira (14) após esperar por cerca de 40 minutos a chegada de uma ambulância que tivese uma maca para levá-lo ao Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na zona oeste do Rio.

Segundo familiares do idoso, Nelson Cinquinis fazia tratamento para câncer e começou a sentir-se mal após almoçar em casa. A mulher dele acionou o Samu, mas a ambulância não tinha maca.

Diante da necessidade de levá-lo ao hospital, um segundo carro foi acionado. Mas, de acordo com a sobrinha de Nelson, Gisele Lourenço, a nova ambulância demorou cerca de 40 minutos para chegar.

- O Samu chegou e [os socorristas] perceberam a necessidade de transportar o meu tio para o hospital. Tivemos que ligar para os bombeiros de novo, mas a segunda ambulância demorou mais de 40 minutos para chegar. Enquanto esperava, ele começou a ter uma parada cardíaca.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Nelson chegou na emergência do hospital "às 14h, em estado gravíssimo, com quadro de parada cardíaca. A equipe médica tentou ressuscitá-lo, mas o paciente não resistiu e morreu em seguida".

Em nota, o Corpo de Bombeiros, que é responsável pela operação do Samu na capital, informou que "vai apurar as circunstâncias do atendimento a partir dos dados fornecidos pelos familiares do paciente".

(Jadson Marques/R7)
noticias.r7.com

Nenhum comentário: