A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Após rebelião, presos mantêm familiares reféns em Aracaju

Cerca de 420 detentos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju (SE), mantêm cerca de 120 reféns --sendo três agentes carcerários-- desde a tarde deste domingo (15).

Um agente penitenciário que estava no local no começo do tumulto conseguiu escapar dos detentos e pulou do telhado do presídio, de uma altura de aproximadamente seis metros. Ele quebrou uma das pernas, mas foi atendido por uma equipe do Samu. O policial informou que os reféns são familiares dos detentos e preferiram continuar no local, mesmo sendo liberados por eles.

Segundo a polícia, os presos estão armados com três escopetas e facas. A todo momento, relatam os policiais, eles ameaçam os carcereiros.Os prisioneiros tomaram ainda os radiocomunicadores dos carcereiros e se comunicam por meio desses aparelhos.

A luz na localidade foi cortada, ainda não se sabe se pelos presos ou pela polícia, e há sinais de fumaça. Dois cães de guarda do presídio foram mortos pelos presos. Os detentos destelharam o prédio do complexo penitenciário e atearam fogo em colchões.

Os presos acusam os agentes penitenciários de agressões e também pedem melhoria na comida que é servida a eles. A área operacional do presídio é administrada por uma empresa privada.

Entre os detentos deste presídio há o italiano Davide Migani, 42 anos, preso ano passado com 300 quilos de cocaína dentro de um veleiro que naufragou na praia de Atalaia.

O secretário do Estado de Justiça, Benedito Figueiredo, e o promotor criminal da 7ª vara, Luiz Claudio Almeida Santos, negociam uma rendição.

noticias.uol

Nenhum comentário: