A VERDADE DEVE SER MOSTRADA

Centenas fazem fila para conseguir consulta

Na manhã desta segunda-feira, pacientes formaram grande fila no instituto. Após tumulto, Ministério da Saúde determina que agendamento no Into seja feito por telefone.

 Após a  confusão na distribuição de senhas para atendimento no Into (Instituto de Traumatologia e Ortopedia), na zona portuária, na manhã desta segunda-feira (3), o Ministério da Saúde determinou que as consultas e marcação de exames sejam feitos pelo telefone 2134-5000, entre as 7h e 19h. Com exceção dos que conseguiram senhas, os pacientes não terão mais que passar por agendamento presencial, exceto os pacientes que receberam senha nesta segunda.

Segundo a assessoria do ministério, no momento de marcação das consultas, será exigido o número do prontuário e o nome do médico solicitante, uma vez que os pacientes em questão já passaram pelo procedimento de triagem na unidade de saúde.

O Ministério da Saúde articula ainda, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio, um acordo para aprimorar o sistema de marcação de consultas nos três institutos federais do Estado: Inca (Instituto do Câncer), Instituto de Cardiologia Laranjeiras e o próprio Into.

Com a medida, a marcação de consultas ocorrerá pelos sistemas de regulação de vagas do Estado e do município, nos moldes do sistema online Rio Imagem, pelo qual o agendamento é feito pelos municípios de origem do paciente.

Tumulto

egundo a assessoria de imprensa do Into, a fila registrada na manhã desta segunda-feira foi causada pelo início do agendamento para atendimento no primeiro semestre de 2013, em todas as especialidades da unidade de saúde.

Na manhã desta segunda, a fila chegava a provocar congestionamento na zona portuária, já que os pacientes tomavam conta das calçadas e de um trecho da rua. A Polícia Militar chegou a ser acionada devido a um princípio de tumulto.

Segundo a unidade de saúde, 400 senhas foram distribuídas.

Nenhum comentário: